Projeto
Finanças
150
The definitions are available in PDF, or in plain-text on Github. If you would like to make edits or suggestions, please make a pull-request from our repository.
PORTUGUESE Definitions
Ação
Uma ação é um investimento que dá ao detentor parte de uma empresa. Por exemplo, se eu tenho uma ação da Apple, logo eu sou um dos donos (bem pequeno) da Apple.
Adjudicação
Ocorre quando um credor recupera sua casa porque você não consegue fazer seus pagamentos de hipoteca a tempo.
Agência de recuperação de crédito
É uma empresa que tenta recuperar dinheiro de devedores que estejam inadimplentes, ou seja, que estão atrasados no pagamento de seus empréstimos ou dívidas.
Anual
A cada ano.
Apólice de seguro
Uma apólice de seguro é um documento que descreve o contrato celebrado entre a companhia de seguros e a pessoa que o recebe.
Aposentadoria
Aposentadoria é o dinheiro que você recebe do governo ou de uma empresa depois que você se aposenta.
Após impostos
É o montante total a ser pago após todos os impostos serem considerados.
Arrendamento
Um arrendamento, ou leasing, é um acordo legal para você usar um bem em troca de pagamento (normalmente apartamentos, carros, etc.).
Assessor financeiro
Alguém que fornece conselhos sobre como administrar ou investir o patrimônio de uma pessoa avaliando seus ganhos, poupança e gastos.
Ativos
Ativos são bens que você tem somados a tudo que devem a você.
Atraso
Ocorre quando você não é capaz de pagar por algo quando é devido dentro do período estabelecido, geralmente resultando em uma taxa.
Auditoria
Uma auditoria é uma verificação independente da sua conta para garantir que ela esteja precisa, justa e legal.
Aviso prévio
Aviso prévio geralmente refere-se à quantidade de tempo que você deve dar a um banco depois de dizer-lhes que gostaria de tirar dinheiro.No Brasil, aviso prévio também representa a comunicação que deve ser feita por um funcionário ou empregador a respeito do encerramento do contrato de trabalho.
Bens não-tributáveis
São bens sobre os quais não incidem impostos.
Boleto
É um meio de pagamento utilizado em grande escala no Brasil, que permito o pagamento de contas através de um código de barras, permitindo o pagamento via caixas eletrônicos ou até mesmo aplicativos.
Caixa Eletrônico
Caixas eletrônicos são máquinas que permitem clientes de bancos sacar dinheiro de suas contas, assim como outras operações bancárias.
Capital
Capital é dinheiro que você pode gastar para gerar mais dinheiro através de um investimento. Por exemplo, você poderia investir capital, ou dinheiro, num food truck para começar seu negócio.
Capital próprio
O capital próprio, ou patrimônio líquido de uma empresa, é o valor das ações emitidas por essa empresa.
Cartão de débito
Um cartão de débito é um cartão que pode ser utilizado no lugar do dinheiro para pagar por produtos, e também permite o saque de dinheiro em um caixa eletrônico. Este tipo de cartão normalmente é fornecido quando você abre uma conta corrente.
Cashback
Cashback é a habilidade de receber dinheiro em mãos ao pagar uma conta com o cartão de débito. Se você estiver pagando uma conta de 20 reais, por exemplo, e precisar de 10 reais em dinheiro para mais tarde, você pode selecionar a opção cashback e será descontado 30 reais do seu cartão, dos quais 20 pagarão a conta e 10 lhe serão entregues em dinheiro.
Cheque
Um cheque é uma ordem escrita que instrui seu banco a pagar uma quantia específica de dinheiro à uma pessoa ou empresa.
Cheque especial
Cheque especial é quando você tenta tirar mais dinheiro do que você tem disponível na sua conta, geralmente resultando em tarifas e juros.
Cheque sem fundo
Um cheque é sem fundo quando um banco se recusa a pagar o valor do cheque porque não há dinheiro suficiente na conta para pagá-lo.
Classificação de crédito
Classificação de crédito é uma avaliação do risco de crédito, ou da probabilidade de o devedor não poder pagar sua dívida e ficar inadimplente.
Colateral
São ativos que podem ser usados para garantir um empréstimo. Por exemplo, para que seu amigo te empreste dinheiro, você garante a ele que caso você não consiga reembolsá-lo, ele pode ficar com a sua bicicleta. Sua bicicleta é o colateral neste caso.
Comissão
A comissão é uma pequena taxa cobrada como percentual do valor de um bem ou serviço. Por exemplo, quando você compra um carro, o vendedor normalmente ganha uma comissão (dinheiro) baseado no valor do carro.
Compensação
É o tempo que leva para o seu banco transferir dinheiro de uma conta para a outra.
Consolidação de débito
A consolidação de débito, ou de dívida, é tomar um novo e único empréstimo a fim de pagar todas as outras dívidas pendentes, individualmente menores que a nova.
Conta conjunta
Uma conta conjunta é uma conta de banco que possui mais de um dono.
Conta corrente
Conta corrente é uma conta simples de banco que te permite acessar seu dinheiro facilmente, guardar o dinheiro, receber pagamentos, pagar contas e executar a maioria das transações bancárias.
Conta poupança
Uma conta poupança, ou caderneta de poupança, é uma conta de banco que te permite guardar dinheiro recebendo uma pequena taxa de juros.
Contrato de crédito
Um contrato de crédito é um documento formal que lista as condições para que uma pessoa possa receber um empréstimo.
Contrato de empréstimo
Um contrato de empréstimo simplesmente descreve os detalhes de um empréstimo.
Corretor de seguros
Um corretor de seguros é um profissional que pode te oferecer seguros pessoais, fornecidos por diversas prestadoras de seguros.
Cotação
Uma cotação é uma estimativa de quanto um produto ou serviço vai custar. Por exemplo, você pode pedir uma cotação para consertar o seu carro e o mecânico te dirá o quanto vai custar.
Crédito
É o dinheiro que um banco ou provedor de cartão de crédito empresta para uma pessoa.
Crédito disponível
Crédito disponível é a quantidade de dinheiro que você ainda pode gastar pelo seu cartão de crédito. Por exemplo, se o seu limite de crédito for R3.000 e você já tiver gasto R500, seu crédito disponível é de R2.500
Crédito não-tributável
Um crédito tributário é um rendimento no qual uma pessoa não tem de pagar impostos.
Crédito rotativo
O crédito rotativo é um tipo de conta que não tem data final para ser encerrada. Um bom exemplo é o cartão de crédito: quando você não faz o pagamento total da sua fatura, seu crédito (ou o que você deve) é transferido de um período para o outro.
Crédito sem juros (taxa zero)
O crédito sem juros, ou taxa zero, é um empréstimo que não exige que o solicitante pague juros (geralmente por um período específico).
Credor
Credor é uma pessoa a quem se deve dinheiro.
Cronograma de amortização
O cronograma de amortização refere-se a uma lista de pagamentos mensais para pagar o montante total do empréstimo.
Custo Efetivo Total
CET é um número único que representa a taxa percentual que você deve pagar a cada ano em um empréstimo, considerando juros encargos e despesas da operação.
Débito
Um débito é um pagamento feito em uma conta.
Débito automático
Débito automático significa dar permissão a uma empresa para tirar automaticamente dinheiro da sua conta bancária. Por exemplo, você pode pagar sua conta de telefone automaticamente ao configurar uma cobrança por débito automático.
Declaração de imposto
Uma declaração de imposto é um formulário que todas as pessoas devem preencher para registrar sua renda, fornecer outras informações sobre sua situação financeira, e enviar para a Receita Federal.
Demonstrativo
Demonstrativo (ou extrato) é um documento do banco que informa sua atividade financeira no período observado.
Dependente
Dependente é alguém que depende de outra pessoa para suporte financeiro, por exemplo uma criança é dependente de seus responsáveis legais.
Depósito
Um depósito é um valor que você deixa de entrada para pagar um produto. Fazer um depósito também representa o ato de colocar dinheiro em uma conta.
Depósito a prazo
Um depósito a prazo é um depósito realizado em uma instituição financeira por um período de tempo fixo, após o qual a instituição deve devolver o montante, normalmente com correção.
Depreciação
Depreciação é a queda no valor de algo devido à sua idade ou uso. Por exemplo, um carro usado vale menos que um carro novo devido à sua depreciação.
Desinvestimento
Um desinvestimento significa vender um ativo. Por exemplo, uma empresa pode vender uma parte de suas operações se esta não estiver funcionando bem.
Despesa
Dinheiro que uma pessoa gasta.
Dívida
Dívida é uma obrigação para pagar de volta o valor devido.
Dívida pendente
Dívida pendente é a quantia financeira que uma pessoa ainda precisa pagar para zerar sua dívida.
Empréstimo
Empréstimo é pegar dinheiro emprestado com a necessidade de pagar de volta.
Empréstimo a prazo
Um empréstimo a prazo é um empréstimo que você deve reembolsar dentro de um determinado período de tempo, geralmente pré-estabelecido.
Empréstimo garantido
Um empréstimo garantido é um tipo especial de empréstimo garantido contra um determinado bem. Se a pessoa não conseguir fazer os reembolsos, o credor pode tomar posse do bem.
Empréstimo não garantido
Um empréstimo não garantido é um empréstimo que não está protegido por um bem em particular. Isso significa que o credor não pode tomar posse de um ativo seu no caso de você não poder pagar pelo empréstimo.
Empréstimo Pessoal
É um tipo de empréstimo que a pessoa pode usar para pagar qualquer coisa que ela queira.
Endosso
Um endosso é uma assinatura em um documento, e geralmente se refere à assinatura de um cheque (endossar o cheque).
Entrada
A entrada, ou pagamento inicial, é a primeira parcela de um item, geralmente uma casa, que você deve pagar em dinheiro no momento da aquisição.
Falência
Falência significa que você é incapaz de pagar suas dívidas. Normalmente nesse caso você busca uma resolução legal para resolver suas dívidas, que pode resultar na venda de seus bens para pagá-las.
Fiscal
Fiscal refere-se às finanças controladas pelo governo.
Fluxo de caixa
Fluxo de caixa é o dinheiro que entra e sai de uma empresa.
Fundo de emergência
Um fundo de emergência é dinheiro que você poupa para prover segurança no caso de algo inesperado ocorrer.
Fundo de pensão
É um fundo que paga a aposentadoria dos funcionários atrelados ao fundo.
Fundo mútuo
Um fundo mútuo é um fundo de investimento que lhe permite comprar uma cesta de diferentes ações e títulos através de um único fundo mútuo. Pense nisso como um pacote de TV a cabo: você obtém acesso a muitos canais diferentes comprando um pacote em vez de comprar cada canal individualmente.
Fundos insuficientes
Fundos insuficientes significa que você não tem dinheiro suficiente em sua conta corrente para fazer um pagamento específico.
Fundo
Um fundo é um dinheiro reservado para algum propósito.
Garantia
Uma garantia é o contrato assinado por um garantidor para pagar a dívida de alguém caso não possam pagar por conta própria.
Garantidor
Um garantidor é aquele que, por contrato, deverá pagar a dívida de alguém caso essa pessoa não consiga pagar.
Gestão de Recursos
Gestão de recursos é a gestão dos seus investimentos, como ações, títulos e moeda.
Gravame
Gravame é o direito de manter algo de propriedade de alguém que lhe deva uma dívida até que esta pessoa o tenha reembolsado.
Hipoteca
Hipoteca é um empréstimo que te dá a posse temporária de uma propriedade imobiliária (uma casa, por exemplo) enquanto você paga o empréstimo e os juros.
Histórico de crédito
O histórico de crédito de uma pessoa demonstra quão bem essa pessoa foi capaz de pagar suas dívidas no passado. Um histórico de crédito ruim dificulta que uma pessoa consiga novos empréstimos no futuro.
Imposição legal
Imposição significa obter dinheiro através de um processo legal. Por exemplo: um sindicato pode conseguir impor uma taxa extra sobre salários através de uma imposição legal.
Imposto de renda
Imposto de renda é um imposto sobre a renda pessoal (física) ou comercial (jurídica).
Inadimplência
Ficar inadimplente significa deixar de pagar as parcelas do seu empréstimo ou dívida nos vencimentos previstos.
Inflação
Inflação é o aumento no nível de preços ao longo do tempo.
Insolvente
Estar insolvente significa não ter capacidade de pagar suas dívidas nas datas de seus vencimentos.
Juros
Juros é o quanto você deve pagar a mais para pegar dinheiro emprestado. Por exemplo, se um banco te faz um empréstimo de R100, mas exige que você pague de volta R110, os R10 a mais são os juros.
Juros bruto
Os juros brutos são os juros totais sobre um montante antes de serem descontados os impostos.
Juros compostos
Juros compostos, ou juros sobre juros, é quando o dinheiro que você ganha de juros começa a gerar mais juros por si mesmo. Por exemplo: se você investe R1.000 a uma taxa de 10% por ano por 10 anos, você vai terminar com R2.590 (em vez de R2.000), devido aos juros compostos.
Limite de crédito
Limite de crédito é o máximo acumulado que você pode passar no seu cartão de crédito ou conta bancária.
Linha de crédito
Linha de crédito se refere a um acordo com o mutuário onde o máximo que a pessoa pode pegar emprestado é o limite de crédito.
Liquidez
Liquidez é a habilidade e facilidade de converter um ativo em dinheiro. Por exemplo, ações tem uma ótima liquidez porque você consegue vender facilmente no mercado. Propriedades imobiliárias não são muito líquidas porque é difícil vendê-las e transformá-las em dinheiro.
Líquido
Líquido faz referência a uma quantia de dinheiro após descontar impostos e taxas.
Líquido de impostos
É o valor final após a dedução de impostos.
Lucro bruto
Lucro bruto é o lucro total de uma empresa antes de impostos.
Lucro líquido
Lucro líquido é a quantia que uma empresa possui após abater custos operacionais, impostos e outras contas.
Lump sum
Um lump sum é um pagamento único de um investimento ou uma apólice de seguro.
Material de divulgação
Um material de divulgação é um documento que explica como funciona um produto financeiro.
Maturidade
A maturidade é quando um investimento, política ou outro contrato atinge seu encerramento.
Mercado de ações
Mercado de ações é onde as ações são negociadas e você pode comprá-las ou vendê-las. No Brasil, o principal é a B3 (antiga BM&FBovespa).
Mês de calendário
Um mês de calendário significa começar no primeiro dia e terminar no último dia do mês. Isso é diferente de se referir aos últimos 30 dias corridos.
Multa
Multa ou taxa é o quanto o banco cobra a mais se o cliente violar o acordo pré-definido em questão.
Orçamento
O orçamento é um registro de quanto você ganha e quanto você gasta. Isso pode ajudá-lo a tomar decisões financeiras mais inteligentes.
Pagamento mínimo
É o menor valor que você pode pagar na conta do cartão de crédito a cada mês.
Passivo
Passivo é o saldo de obrigações, ou dívidas, que uma pessoa tem.
Patrimônio líquido
É o total de tudo o que você possui (dinheiro, poupança, propriedades, etc) menos tudo o que você deve.
Período de carência
Período de carência é o tempo que você tem entre o dia do recebimento de uma fatura e o dia do seu vencimento, quando esta deve ser paga.
PIN
Um PIN é um número de quatro ou seis dígitos que você usa como senha para sacar dinheiro de um caixa eletrônico.
Plano de gastos
Um plano de gastos (ou orçamento) é um plano que ajuda você a economizar dinheiro, depender menos de financiamento e viver de acordo com suas capacidades econômicas.
Plano financeiro
O plano financeiro é um documento que descreve seu status financeiro atual, seus objetivos financeiros e seu plano para atingir esses objetivos.
Política
Uma política é apenas um plano ou acordo para os termos de uma poupança ou seguro.
Portfólio de investimento
Um portfólio de investimento possui todos os investimentos de uma pessoa. Normalmente é composto de ações, opções, fundos e propriedades.
Portfólio
Um portfólio é uma coleção de ações, títulos, cotas de fundos e quaisquer outros investimentos.
Prêmio de seguro
Prêmio de seguro refere-se ao valor que uma pessoa paga regularmente à companhia de seguros para garantir que ela esteja coberta.
Prestação mensal
Prestação mensal é um pagamento que deve ser feito a cada mês.
Prestação
Uma prestação, ou parcela, é um pagamento feito em intervalos de tempo constantes, normalmente mensais, para pagar uma dívida ou empréstimo.
Principal
O principal é o montante base de dinheiro que você empresta ou investe, antes da ação de juros.
Produto Interno Bruto
Produto Interno Bruto, ou PIB, é o valor total dos bens e serviços produzidos por um país num determinado período de tempo. Por exemplo, o PIB do Brasil em 2016 foi de R6,3 trilhões.
Proposta
Proposta é uma oferta feita por uma empresa ou pessoa para fazer um trabalho específico por um determinado preço.
Receita bruta
Receita antes de descontar impostos.
Receita líquida
Receita líquida é a quantidade de dinheiro que um indivíduo ou uma empresa recebe após descontados custos e impostos.
Recessão
Uma recessão é um decréscimo da atividade econômica em um determinado período de tempo.
Reivindicação
Uma reivindicação é uma ordem para obter dinheiro com base em uma apólice de seguro. Por exemplo, se você estiver em um acidente de carro, você declara uma reivindicação à sua companhia de seguros de carro para pagar ou reembolsar o dano.
Remessa
Uma remessa é um pagamento.
Restituição
Uma restituição é quando você recebe de volta parte do que você pagou. Restituição fiscal é quando a Receita Federal retorna dinheiro que você pagou por impostos.
Retorno composto anual
É a taxa anual equivalente à taxa de juros compostos.
Retorno
Retorno é o ganho ou a perda de um investimento. Por exemplo, se você investiu R100 e seu investimento vale agora R110, seu retorno é de 10%.
Risco
Risco é a probabilidade de você perder dinheiro. Todo investimento tem um pouco de risco, uns mais, outros menos.
Risco de crédito
Risco de crédito é o risco de uma pessoa devedora não poder pagar sua dívida e se tornar inadimplente.
Salário
Salário é o dinheiro você ganha pelo seu trabalho.
Salário bruto
Salário bruto é o salário total antes do desconto de imposto de renda e contribuições para outros programas, como fundos de previdência.
Saldo
Saldo em geral pode significar duas coisas. Às vezes se refere a quanto dinheiro você tem em sua conta. Outras vezes, especialmente numa conta a pagar, se refere a quanto dinheiro você deve.
Saldo remanescente
Saldo remanescente é quando a quantidade que você ainda devia na última fatura é trazido para a fatura atual.
Saque no crédito
Um saque no crédito funciona como um saque normal mas diretamente do cartão de crédito, geralmente em um caixa eletrônico. Isso normalmente resulta em taxas de juros muito altas mas permite a obtenção de dinheiro muito rapidamente.
Saque
Saque significa retirar dinheiro de sua conta.
Seguro de vida
Seguro de vida é um tipo de seguro que paga determinado valor ao beneficiado em caso de morte.
Seguro temporário
O seguro temporário é uma apólice de seguro que fornece um benefício garantido por um período de tempo específico, geralmente pré-estabelecido.
Subscrição
Subscrição é quando uma empresa de investimento abre o capital de uma empresa na bolsa e compra as ações não vendidas. Também pode ser o processo de determinar se uma pessoa tem condições de pagar por um empréstimo.
Subscritor
Um subscritor geralmente é uma companhia de seguros que concorda em pagar uma apólice de seguro.
Tarifa
Tarifa é o valor cobrado por bens ou serviços prestados.
Taxa de juros
A taxa de juros é a quantia percentual a mais que alguém tem que pagar para pegar um empréstimo.
Taxa de juros fixa
Taxa de juros fixa significa que a taxa percentual permanece constante ao longo do tempo.
Taxa de juros garantida
Taxa de juros garantida é uma taxa de juros que uma pessoa pode ter certeza de que receberá em uma conta.
Taxa de juros variável
Taxa de juros que varia positiva ou negativamente ao longo do tempo.
Taxa de retorno
Taxa de retorno é o percentual que você ganha em um investimento em relação ao preço de compra. Por exemplo, se a taxa anual de retorno é 12% sobre um investimento de R100, você vai ganhar R12 em um ano.
Taxas de fechamento
São as tarifas que devem ser pagas para legalizar e finalizar uma transação, normalmente na compra de um imóvel (ex. ITBI).
Títulos
Um título é uma prova de que você tem uma quantia determinada a pagar ou receber e que pode ser vendida. Títulos em geral são: ações, obrigações e opções.
Título do tesouro
Um título do tesouro é um empréstimo ao governo, que você recebe de volta em uma determinada data no futuro, com juros.
Transferência de saldo
Uma transferência de saldo ocorre quando você transfere o valor que você deve em um cartão de crédito para outro cartão de crédito.
Valor bruto
Bruto representa o valor total antes de serem descontados tarifas e impostos.
Valor contábil
O valor contábil é o preço de um ativo fixo (por exemplo, um trator), após depreciação.
Valor de face
O valor da face pode significar algumas coisas, mas geralmente refere-se ao preço que você pagou por um título quando este foi emitido.
Valor de mercado
Este é o preço que você pagará por algo no mercado aberto. É o valor justo de um bem.
Valor remanescente
É o valor disponível em dinheiro após o cancelamento de uma apólice de seguro, geralmente um seguro de vida, antes de se tornar pagável devido a morte ou vencimento.
Valor total do financiamento
Refere-se ao valor total que você deve pagar para pedir dinheiro emprestado. Inclui os juros e quaisquer outras taxas que acompanhem o empréstimo.